Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trabalho de Artes (Final) e Português

Bom, agora vou postar como ficou o tigre (mosaico), do trabalho de artes:


Eu sei, ficou super legal!!!  Também fiz um de português que fala sobre Gil Vicente, o professor deu uma dica de postar no blog por que achou muito legal a apresentação e os cartazes. Então aí vai:




Gil Vicente

Biografia

Gil Vicente nasceu por volta do ano de 1465,em Portugal. Trabalhou como editor de autos e foi um dos principais animadores dos serões da corte.
Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, ator e encenador.
Morreu por volta de 1536, deixando muitas de suas obras que podemos encontrar até mesmo nos dias atuais.

Obras 

Em suas obras, Gil Vicente costuma retratar o platonismo, mostrando os dois mundos em sua mente existente.
Ele é criticado muitas vezes por outros autores por causa dos anacronismos e as falhas na narrativa. Por outro lado, Gil Vicente valoriza os elementos míticos e simbólicos religiosos do Natal.
Ele escreveu mais de 40 autos, estando entre eles o "auto da Barca do Inferno" e "Todo Mundo e Ninguém".

"Todo Mundo e Ninguém"

Nesse auto aparecem quatro personagens: Todo Mundo, que é caracterizado por uma pessoa rica - Ninguém, caracterizado por uma pessoa pobre - Berzebu, que ouve a conversa dos personagens e  Dinato, que escreve o que Berzebu o manda fazer.
Todo Mundo e Ninguém, entram e cena e começam uma conversa como qualquer outra. Apesar de não saberem, eles estavam sendo observados por Berzebu e Dinato, que ouvindo toda a conversa, registram, dando um novo e mais lógico sentido às palavras ditas.



Humanismo


Chamou-se humanismo o movimento cultural iniciado na Itália e que se espalhou pela Europa, no período que corresponde à transição da Idade Média à Idade Moderna. A ideia do humanismo era refletir nas grandes obras do período, que tinham como centro de interesse o próprio ser humano.
Entre as manifestações literárias mais significativas do período humanista em Portugal, as obras de Gil Vicente estão entre as principais.
Suas obras também tem uma influência grande na literatura e teatro brasileiro.


(Anacronismo: Erro na cronologia. Consiste em atribuir os costumes de uma época a outra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ^^